terça-feira, 28 de outubro de 2014

De olhos bem abertos!

E vamos escrever o post mais feliz dos últimos tempos!
O resultado do quadro de comportamento!
Ontem a noite fizemos a apuração das carinhas e os critérios são:



A carinha sem expressão não pontua. Se ela aparecer mais de 3 vezes, mesmo que as outras todas sejam felizes, não pontua também.

O limite de carinhas tristes no quesito é: 1! Duas carinhas tristes perde a estrela do quesito.
Mais de 3 carinhas tristes no mesmo quesito: perde uma estrela do saldo total.


Os prêmios:
São 9 categorias/ quesitos, então, 9 estrelas possíveis.

- 9 estrelas: a criança escolhe o presente.
Já expliquei que nunca será “um celular, uma viagem, um brinquedo caro”. Pode ser sim, um presente de verdade, tipo: um jogo, uma roupa, algum objeto de desejo. Ela vai pedir e de acordo com as minhas possibilidades, farei o possível para atender! O objetivo não é premiar o bom comportamento porque isso é obrigação. O objetivo é que elas vejam que eu reconheço o esforço delas em andar na linha!
- 8 estrelas: escolhe um programa pra família toda
- 7 estrelas: escolhe o almoço a semana toda
- 6 estrelas: escolhe um programa com uma amiga
- 5 estrelas: algo saboroso! Um sorvete, um chocolate, fazer brigadeiro de panela, pizza...

De 4 em diante: não premio.


Acho que tudo pra ser legal tem que ser negociável e pretendo exercitar também a capacidade delas de decisão. Saber escolher, saber que escolher algo implica não ter outro e também a capacidade de compreensão, negociação. Se ela tirar 8 estrelas e não quiser um programa com a família toda e sim, dormir na casa da amiga, não vejo mal em aceitar.
(Se você que está lendo discordar de algo, por favor, escreve nos comentários???)

Preciso contar pra vocês que fazer esse quadro e levá-lo até o fim: uma semana completinha falando de todas as coisinhas que elas fizeram e elogiando os pontos fortes, frisando os fracos sem um grito ou castigo é no mínimo: recompensador!

Eu que comecei a fazer pra que as meninas – principalmente a Marina – vissem os pontos negativos lá  expostos e bem marcados na parede, acabei foi vendo que felizmente temos muuuuito mais pontos positivos e carinhas coloridas do que os negativos e carinhas vermelhinhas tristes! Surpresa super positiva!
E depois de alguns puxões de orelhas no fim de semana, eu só posso agradecer a felicidade de ver como ficou o quadro completinho!


(Pra saber qual quadro é de quem: vide desenhos pintados!)

Às vezes a gente se cobra tanto, cobra tanto dos outros, que perde a doçura do dia, né?
E eu vivo repetindo que já perdi coisa demais nessa  vida! Chega! Bora ser feliz, e de olhos beeeem abertos agradecer a Deus por tudo, tudo, tudo!

Pra premiar essa surpresa maravilhosa que foi o quadro com muito mais estrelas brilhantes do que espacinhos vazios eu comecei com algo que eu sabia que elas queriam muitos: doces do Harry Potter!

Maria pré adolescente apaixonada pelo Harry, louca pra provar os docinhos que a gente vê no filme. Uma amiga estava lá e trouxe sapos e feijõezinhos pras duas! Delícia! Os feijões estão guardados pra ser prêmio numa próximas semana de comportamento super legal, eu espero!




E pra quem leu tudinho até aqui: obrigada!
Muito provavelmente esse blog vai virar um espaço pra falar sobre “As Paulinas da minha casa”, eventualmente sobre as festas e muito muito muito sobre filhos e a difícil arte de ser mãe!
Voltem sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário